Caldeira sem corrosão!!
- Dalzir Castro
- 25 de mai. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de jun. de 2021
Como todo sistema principalmente relacionado água, a onde ela e aquecida para obter o vapor de trabalho.
O oxigênio como ele esta dissolvido na água principalmente em um meio aquecido, faz com que o catodo(-) de qualquer íons de corrosão despolarize, fazendo que se sustente o estado de oxidação.
Em sistema de vapor que pode ser de pequeno, médio e grande porte, geralmente é utilizado meio mecânica ou químico, fazendo com estado corrosivo seja atenuado a forma mecânica geralmente se utiliza o aquecedor e desaeradores de alimentação, condensadores e abrandadores.
A forma química geralmente usada para uma dosagem a unidade ppm( parte por milhão ) para ter resultados positivo após realizar uma analise química da referida água do sistema que são eles: Ph, condutividade, sílica, alcalinidade, alcalinidade OH, sulfito.
Um dos elementos químico contribui na redução de oxidação principalmente em equipamento fechado como por exemplo: caldeira industrial que contém em sua estrutura um material ferroso pode ser Sulfito de Sódio e Hidrazina* o primeiro e bastante utilizado o segundo têm algumas restrições.
Para ter uma ideia como ocorre uma reação química de Na₂SO₃( sulfito ), usando 7,88 ppm de sulfito comercial, á 93% ( Sulfito de Sódio ), sequestra uma parte de oxigênio dissolvido no meio aquoso.
Com este elemento químico o Sulfito de Sódio na quantidade certa aplicação, você consegui um desaeração suficiente, assim diminui o nível de corrosão no interior de seu equipamento, mantendo eficiência de seu equipamento em operação e aumentando o tempo operacional , diminuindo o tempo e custo de uma manutenção corretiva.
Até a próximo blog sobre limpeza química !







Comentários